Que habilidades serão necessárias para líderes em um mundo cada vez mais digital?

Neste momento histórico de transformações digitais sem precedentes, a relação com o trabalho e a forma de trabalhar estão evoluindo numa velocidade tão grande, que fica difícil acompanhar. Estamos vivendo uma revolução tecnológica digital, certo, sabemos disso. Mas não é só isso. Trata-se, também, de uma revolução cultural e organizacional.
Se você chegou aqui a este artigo e é parte da liderança de sua empresa, sabe que não existe mais a ideia de que se adaptar a esse novo mundo digital é opcional, mas uma necessidade imperativa. Pois bem, hoje, convido você a explorar as habilidades essenciais que acredito, em minha experiência, que os líderes precisam desenvolver para prosperar nesse cenário em constante mudança.
- Lifelong learning e agilidade no aprendizado: a velocidade das inovações exige líderes que possam aprender rapidamente, adaptar-se e, acima de tudo, que estejam preparados para ter o aprendizado ao longo da vida como veículo motor de sua evolução. Líderes não podem parar de aprender. Isso exige agilidade, pois também não há tempo disponível para se dedicar à aprendizagem formal ou tradicional. Aqui, vejo que o diferencial está em como você enxerga a aprendizagem: não se trata apenas absorver informações, mas também da capacidade de aplicar insights em diferentes contextos. Isso implica em estar aberto a novas ideias, experimentar e aceitar falhas como parte do processo de aprendizado e estar aberto a aprender coisas diferentes o tempo todo, advindas de áreas diversas, desde tecnologia, a midfulness, comunicação, autoconhecimento etc.
- Inteligência digital: lideranças devem compreender e abraçar as tecnologias digitais que estão remodelando os negócios. Isso não significa ser um expert em todas as tecnologias emergentes, mas ter uma compreensão sólida de como ferramentas digitais, como IA, big data, e IoT, podem ser aplicadas para impulsionar a sua eficiência, a eficiência de todos os seus colaboradores e a inovação.
- Liderança remota e colaboração virtual: com o aumento do trabalho remoto, os líderes precisam ser proficientes em gerenciar e motivar equipes distribuídas. Isso envolve o uso eficaz de ferramentas de comunicação digital aliado à habilidade de manter a coesão da equipe e a cultura organizacional à distância. Motivar uma pessoa sem a proximidade é muito mais difícil.
- Inteligência emocional e empatia: a empatia torna-se ainda mais crítica em um mundo digital. Líderes devem ser capazes de entender e considerar as emoções de suas equipes, especialmente quando a interação face a face é limitada. Isso é essencial para manter uma equipe engajada, motivada e produtiva. Empatia também demanda troca, líderes precisam se mostrar, se expor mais para se conectar com os seus times. Eles precisam fazer parte de todo os sistema.
- Pensamento estratégico e orientação a dados: a tomada de decisões deve ser cada vez mais embasada em dados. Os líderes devem ter habilidades para interpretar e utilizar dados para informar sua estratégia, garantindo que suas decisões sejam baseadas em insights concretos e não apenas em intuições. Nesse aspecto, vejo a IA como uma grande aliada das lideranças.
Conclusão
A forma como lideramos e gerenciamos as nossas equipes e organizações está sendo remodelada. O desenvolvimento contínuo de nossas habilidades é crucial para os líderes que desejam prosperar neste novo ambiente. Temos a responsabilidade de nos mantermos à frente das mudanças, não apenas para nosso próprio crescimento, mas também para inspirar e capacitar aqueles que lideramos.